As 16 Carmelitas de Compiégne: Elas venceram o terror da Revolução Francesa

A história das 16 Carmelitas de Compiégne, verdadeiras heroínas da fé que enfrentaram o martírio e venceram, com amor, o terror da Revolução Francesa. Elas não temeram a guilhotina revolucionária e se mantiveram firmes até o último suspiro. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Este vídeo do canal Leitura Complementar traz um pouco da história das 16 Carmelitas de Compiégne, verdadeiras heroínas da fé que enfrentaram o martírio e venceram, com amor, o terror da Revolução Francesa.

Em 1794, no período da Revolução Francesa conhecido como Reino do Terror, dezesseis irmãs carmelitas do mosteiro de Compiégne foram condenadas à morte, acusadas de fanatismo, e executadas em praça pública. Aos pés da guilhotina, elas cantaram hinos religiosos e renovaram seus votos, confirmando sua entrega total a Jesus Cristo.

Conhecido como Diálogo das Carmelitas, esse episódio marcante da história é retratado nas obras de Georges Bernanos e Gertrud von le Fort. Graças também a Gertrud von Le Fort e Georges Bernanos, conhecemos as incríveis inspiradoras virtudes heroicas dessas 16 carmelitas de Compiégne: essas valentes e piedosas irmãs religiosas não temeram a guilhotina revolucionária e mantiveram intacta a Fé em Cristo Jesus até o último suspiro.

P.S.: este vídeo foi publicado originalmente ao dia 23 de maio de 2021. Hoje, 16 de julho, é dia de Nossa Senhora do Carmo. Como as 16 de Compiégne eram carmelitas, achamos por bem trazer essa história, mesmo sendo a 17 de julho quando celebramos a memória destas beatas.

Nota explicativa do autor do vídeo

Neste, foi utilizada uma imagem da Madre Teresa de Santo Agostinho, que era filha de de Luís XV, rei da França, como se fosse a Madre Teresa de Santo Agostinho, carmelita de Compiégne. Apesar do mesmo nome, as duas mulheres são personagens diferentes.

A Madre das carmelitas de Compiégne tem uma frase emblemática. Ela dizia: “O Amor vence sempre. O Amor vence tudo”.

Numa entrega total de amor a Deus, as freiras de Compiégne venceram o Terror da Revolução Francesa.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *