Descrição
A Homilia Diária de número 375 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São Leão Magno, Papa e Doutor cuja data celebramos ao dia 10 de novembro em todos os anos, “um dos maiores Pontífices que honrou a Sé romana“, como assim definiu Bento XVI.
Este Papa, que viveu no século V, passou para a história por ter inspirado o Concílio Ecumênico de Calcedônia e por ter detido Átila, chefe dos Hunos, que estava para invadir a Itália.
De fato, Leão Magno foi Papa num momento conturbado da história eclesiástica. Ameaçada pelas heresias de Eutiques e Nestório em meados do século V, a Igreja encontrou nele um zeloso e santo defensor da ortodoxia: as naturezas humana e divina — inseparáveis, mas sem se confundirem — estão unidas na única e mesma pessoa do Verbo, que assumiu o que não era sem deixar de ser o que sempre foi, Deus de Deus e luz da luz.
Assista à homilia do dia 10 de novembro de 2016, mas sem sombra de dúvidas válida para hoje e sempre, e conheça um pouco da vida deste grande pastor e mestre da Fé!
São Leão Magno, Papa, Confessor e Doutor da Igreja (+ Roma, 461)
Foi Papa durante 21 anos, num período agitado e difícil. Combateu as heresias do eutiquianismo e do donatismo e enfrentou sozinho Átila, rei dos Hunos, que não invadiu a Cidade Eterna porque ficou impressionado pela extraordinária força moral do Pontífice.
Durante o IV Concílio de Calcedônia, de que participavam 500 bispos, encerrou as discussões definindo, por escrito, a verdadeira doutrina católica sobre a dualidade de naturezas na unidade de Pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esclarecidos pelo Papa infalível, os bispos reunidos no Concílio aclamaram essa decisão: “Essa a fé dos Apóstolos! Foi Pedro que falou pela boca de Leão!”
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 05:11
- Visualizações: 19
- Categorias: Curtos
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Santo católico
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.