Descrição
A Homilia Diária de número 376 do Padre Paulo Ricardo foi feita em memória de São Martinho de Tours, modelo de trabalhador, monge, sacerdote, missionário, bispo, e um dos primeiros santos não mártires a ser venerado pública e oficialmente pela Igreja.
Martinho de Tours é um dos santos mais conhecidos da Igreja católica. Um dos seus títulos é “Apóstolo da Gália”. Foi soldado e, depois, monge e Bispo. Permaneceu fiel à escolha dos pobres, em nome de Cristo, a quem, certa noite, deu metade do seu manto na pessoa de um pobre.
Sua vida, exemplo de amor e dedicação às almas, deve servir-nos hoje de inspiração para não recusarmos nunca a missão de santificar-nos e socorrer generosamente os irmãos que mais necessidade têm do nosso trabalho e das nossas orações.
Assista esta homilia feita para o dia 11 de novembro de 2016, mas claro que ainda válida, e celebre conosco a memória de São Martinho de Tours!
São Martinho de Tours, Bispo e Confessor (+ Candes, França, 397)
Era filho de um oficial romano que servia na Panônia, atual Hungria. Foi ele próprio militar. Dois anos depois de se ter convertido à fé católica e batizado na Gália, deixou o exército e passou a levar vida solitária, sob a orientação espiritual de Santo Hilário de Poitiers.
Eleito mais tarde bispo de Tours, exerceu de modo admirável suas funções de pastor. É considerado o iniciador da vida monástica na Gália. Fundou, perto de Tours, o Mosteiro de Marmoutier, que se tornaria centro de grande expansão missionária e civilizadora. De Marmoutier saiu São Patrício, que evangelizou a Irlanda.
A devoção a São Martinho é tão intensa na França que nada menos que 3600 igrejas e 480 povoados daquele país o tomaram como patrono.
Sua festa litúrgica é celebrada todos os anos em 11 de novembro.
Informações e conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 05:47
- Visualizações: 20
- Categorias: Curtos
- Canal: Padre Paulo Ricardo
- Marcador(es): Cristianismo, Igreja Católica, Padre Paulo Ricardo, Santo católico
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.