Padre Paulo Ricardo – Memória de São Raimundo Nonato

Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São Raimundo Nonato, sacerdote ao qual chegaram a colocar-lhe um cadeado na boca por causa de sua pregação no cárcere, que converteu inúmeros muçulmanos. Morreu com apenas 36 anos de idade. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Com esta sua Homilia Diária, o Padre Paulo Ricardo celebra a memória de São Raimundo Nonato, sacerdote mercedário que morreu com apenas 36 anos, depois de heroicamente dedicar-se, com diligência levada ao extremo, à libertação de cristãos escravizados por maometanos.

Extraído vivo do seio da sua mãe sem vida, recebeu sobrenome de Nonato, ou seja, “não nascido”. Entrou para a Congregação dos Mercedários, por volta de 1224, e partiu para a Argélia, onde foi preso e proibido de pregar. Voltando para a Espanha, Gregório IX o convocou a Roma, onde faleceu em 1240.

Por causa de sua pregação no cárcere, que converteu inúmeros muçulmanos, chegaram a colocar-lhe um cadeado na boca. Hoje, 31 de agosto, a Igreja celebra a memória de São Raimundo Nonato e pede a Deus o dom de imitar-lhe a caridade ardente, que o fazia enxergar em cada cristão aprisionado por causa de sua fé o próprio Verbo de Deus encarnado.

Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo para o dia 31 de agosto de 2017, mas perfeitamente válida para hoje e sempre, e conheça brevemente a vida deste santo espanhol!

São Raimundo Nonato, Confessor (+ Cardona, 1240)

Ingressou, com 24 anos, na Ordem dos Mercedários, destinada ao resgate de cativos. Ofereceu-se voluntariamente para ficar escravo entre os mouros, a fim de permitir a libertação de um católico que estava periclitando na fé.

Visava também exercer seu ministério entre os demais pobres cativos e, mais ainda, pregar a religião católica aos próprios maometanos. Para impedi-lo de pregar, os mouros lhe furaram os lábios com um ferro quente, e mantinham sua boca fechada com um cadeado. Passou oito meses prisioneiro, sofrendo atrozmente. Depois de libertado, foi nomeado cardeal, em reconhecimento pelos seus méritos. Faleceu com apenas 36 anos.

Recebeu o nome de Nonato (do latim “non natus”, isto é, não nascido) porque sua mãe morreu antes de dá-lo à luz e ele precisou ser extraído do corpo já inerte da mãe. É por isso invocado como padroeiro das parturientes e das parteiras.

Informações e conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *