Descrição
Nesta live realizada em seu Senso Incomum a 11 de maio de 2020, Flavio Morgenstern recebeu Rafael Nogueira, então presidente da Fundação Biblioteca Nacional, para conversarem sobre a Primeira Guerra Mundial — “a guerra para acabar com todas as guerras” — cobrindo seus antecedentes, seu estopim e suas consequências.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um dos maiores e mais devastadores conflitos da história. As suas causas e resultados moldaram o mundo moderno, com impactos profundos na política, sociedade e tecnologia. Compreender esse conflito é essencial para entender como chegamos ao mundo que conhecemos hoje.
De acordo com o exposto no vídeo, muito antes do primeiro tiro ser disparado, as tensões entre as principais potências europeias já estavam crescendo. Desde a Revolução Francesa, os novos nacionalismos começaram a se consolidar, enquanto as disputas imperialistas por colônias aumentavam as rivalidades. Além disso, a corrida armamentista entre países como Alemanha e Reino Unido gerou um ambiente de desconfiança e medo, preparando o cenário para uma guerra cada vez mais inevitável.
Oficialmente, foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando (ou Franz Ferdinand), herdeiro do trono austríaco, em junho de 1914, o gatilho que deu início à Primeira Guerra Mundial. No entanto, essa foi apenas a faísca em um barril de pólvora que já estava pronto para explodir. A rede de alianças militares entre as nações rapidamente arrastou diversos países para o conflito, transformando o que poderia ter sido um incidente local em uma guerra global. É realmente uma ideia odiosamente estapafúrdia levar milhões à morte só porque mataram algum idiota. Só podia vir do estado mesmo.
Quanto a este tópico, vamos fazer uma digressão a um assunto intrigante (dentre os vários acerca da Primeira Guerra Mundial), a Black Hand, ou Mão Negra, uma sociedade secreta sérvia do início do século XX que usou métodos terroristas para promover a libertação dos sérvios fora da Sérvia do domínio dos Habsburgos ou otomanos. A Black Hand foi fundamental no planejamento do assassinato do arquiduque austríaco Franz Ferdinand, precipitando a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Esta sociedade foi formada em 1911 e liderada pelo coronel Dragutin Dimitrijević. Seus membros eram principalmente oficiais do exército com alguns funcionários do governo. Operando de Belgrado, conduziu campanhas de propaganda, organizou bandos armados na Macedônia (antes das Guerras dos Balcãs, 1912-13) e estabeleceu uma rede de células revolucionárias em toda a Bósnia. Dentro da Sérvia, dominou o exército e exerceu tremenda influência sobre o estado ao aterrorizar funcionários. Tornou-se tão poderosa que sua autoridade desafiou a do governo. Para eliminar esse rival, o príncipe Alexandre, comandante-chefe do exército sérvio expatriado, levou os líderes da Mão Negra a julgamento por acusações duvidosas em Salônica, em 1917. Dimitrijević e outros dois foram executados, e mais de 200 foram presos.
Enfim, voltando agora ao hangout (antigo nome que dávamos às lives antigamente), a guerra não apenas foi um confronto militar que deixou um saldo absurdo de mortes, mas também causou profundas transformações no mundo:
- Política internacional: – A Liga das Nações foi uma tentativa de evitar novos conflitos globais, mas, como sabemos, essa porcaria não foi capaz de impedir a Segunda Guerra.
- Avanços tecnológicos – A guerra acelerou inovações em áreas como a aviação, comunicações e armamentos, o que influenciou diretamente conflitos futuros.
- Relações de gênero – Com muitos homens no front, as mulheres assumiram papéis importantes nas fábricas e em casa, dando início a uma transformação social que afetaria os direitos e a posição das mulheres na sociedade, muitas vezes com resultados desastrosos.
É também abordada a herança do conflito. O fim oficial da guerra veio com o Tratado de Versalhes, em 1919, mas as feridas deixadas pelo conflito permaneceram. As decisões tomadas após a guerra criaram um ambiente que facilitou o surgimento de regimes autoritários, como o nazismo na Alemanha e o fascismo em outros países, e contribuíram diretamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. O impacto da Primeira Guerra Mundial no século 20 foi profundo, e suas consequências ainda são sentidas no cenário político global.
Sobre os participantes da live
Flavio Morgenstern é escritor, analista político, palestrante e tradutor. Seu trabalho tem foco nas relações entre linguagem e poder e em construções de narrativas. É autor do livro Por trás da máscara: do passe livre aos black blocs. Tem passagens pela Jovem Pan, RedeTV!, Gazeta do Povo e Die Weltwoche, na Suiça.
Já Rafael Nogueira é professor e filósofo natural de Santos (SP). Foi secretário nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural da Secretaria Especial da Cultura/MTur e exerceu, entre 2019 e 2022, o cargo de presidente da Fundação Biblioteca Nacional. Tem formação em Direito, Filosofia, História e Educação. É mestre em História do Direito e, atualmente, é doutorando em Estudos Globais na Uab/Lisboa.
Conteúdo relacionado
Mais informações
- Duração: 1:31:33
- Visualizações: 3
- Categorias: Comentários, Hangouts
- Canal: Senso Incomum
- Marcador(es): Cultura, Flavio Morgenstern, História, Primeira Guerra Mundial
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.