Padre Paulo Ricardo – A morte do Papa e os próximos passos

Padre Paulo Ricardo fala sobre a morte do Papa Francisco e os próximos passos que se seguirão à notícia que nos surpreendeu na manhã do dia 21 de abril de 2025, para oferecer clareza, orientar e indicar o espírito com que devemos viver este momento. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Nesta live realizada ontem, dia 21 de abril de 2025, Padre Paulo Ricardo fala sobre a morte do Papa Francisco e os próximos passos, os acontecimentos que seguirão à notícia que nos surpreendeu na manhã daquele dia, visto que, nas últimas semanas, o pontífice vinha se recuperando de graves problemas de saúde.

Desde o comunicado do falecimento, a Igreja está em oração pelo descanso eterno da alma do Papa. Ao mesmo tempo, muitos fiéis se veem diante de dúvidas sobre os ritos fúnebres e o que acontece agora com a Cátedra de Pedro. O objetivo da live foi oferecer clareza, orientar os católicos e indicar o espírito com que devemos viver este momento.

A morte de um Papa reinante: algo raro

Padre Paulo inicia recordando que a morte de um Papa reinante é um evento raro para a maioria das pessoas hoje vivas. A última vez que isso ocorreu foi com São João Paulo II, em 2005. Bento XVI faleceu em 2022, mas já havia renunciado ao papado, portanto não era mais o Chefe da Igreja na Terra no momento de sua morte. Assim, os rituais que agora vemos são diferentes dos de então, e exigem compreensão.

O Papa Francisco faleceu aos 88 anos, após um derrame cerebral e uma parada cardiorrespiratória. Seu estado de saúde já era delicado, mas sua morte foi, ainda assim, relativamente inesperada. O falecimento ocorreu às 7h35 (hora de Roma), e já na noite do mesmo dia foi realizada a cerimônia privada de “recognitio”, presidida pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell, confirmando liturgicamente o óbito do pontífice.

O velório e os ritos litúrgicos

O Papa está sendo velado na Casa Santa Marta, local onde faleceu. Diferentemente de seus antecessores, foi colocado imediatamente em um caixão aberto, com paramentos vermelhos e um terço nas mãos, uma opção pessoal que aproxima o rito da forma como a maioria das pessoas velam seus entes queridos.

Durante a oitava de Páscoa, as missas seguirão com paramentos brancos, como manda a liturgia desse tempo. As missas exequiais específicas com intenção pela alma do Papa ocorrerão após esse período, com paramentos roxos (no mundo todo) ou vermelhos (em Roma).

Padre Paulo destaca que, a partir de agora, não se menciona mais o nome do Papa nas Orações Eucarísticas, mas sim no momento reservado aos falecidos, com seu lugar na liturgia temporariamente vazio até a eleição do sucessor.

O governo da Igreja: sede vacante

Com a morte do Papa, instaura-se oficialmente a “sede vacante”, momento em quem governa a Igreja é o Colégio dos Cardeais, sendo que um cardeal decano é quem convoca as congregações gerais, onde se definem as providências práticas como o sepultamento e, posteriormente, o início de um novo conclave.

O corpo do Papa será transladado para a Basílica de São Pedro na quarta-feira. A data do sepultamento ainda não havia sido definida no momento da live. Também haverá os chamados novendiales, nove dias de orarão pública pela alma de Francisco.

O funeral de um chefe de Estado

Francisco receberá honras de chefe de Estado, algo que não ocorreu com Bento XVI. Estarão presentes presidentes, reis, primeiros-ministros e outras autoridades do mundo inteiro. O sino maior da Basílica de São Pedro — o mesmo que toca apenas na Páscoa, no Natal e na morte de papas — foi soado ao meio-dia, anunciando oficialmente o falecimento.

Conclave e sucessão

Após os dias de luto, será definido o início do conclave. Dos mais de 250 cardeais existentes, apenas 135 têm menos de 80 anos e, portanto, estão aptos a votar. Ainda não se sabe quem presidirá o conclave, já que o decano e o vice-decano estão impedidos por idade.

O anúncio do novo Papa será feito pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, com a tradicional expressão Habemus Papam. Segundo Padre Paulo, isso deve acontecer até a primeira quinzena de maio, se tudo correr normalmente.

O que a Igreja espera de nós agora

Mais importante que as especulações sobre o futuro é a vivência concreta da fé. Padre Paulo exorta os fiéis a assumirem um espírito de oração, sofrimento e confiança. É tempo de viver o luto com piedade, pedir pela alma do Papa e confiar que o Espírito Santo iluminará os cardeais.

Finaliza com a oração tradicional: “Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine“.


Extra

Para complementar o vídeo do Pe. Paulo, temos também esta curta entrevista onde o Padre José Eduardo explicou ontem para Geisiane Freitas, do Jornal da Revista Oeste, o passo a passo do ‘post mortem’ de Francisco. Também comenta um pouco sobre seu papado:

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *