Padre Mario Sartori – São João de Deus

Padre Mario Sartori nos conta a história de São João de Deus, padroeiro dos hospitais e dos enfermeiros, um testemunho de conversão, amor e dedicação ao próximo, lembrando-nos de que servir aos necessitados é servir ao próprio Deus. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste curto vídeo publicado originalmente em 8 de março de 2022, o Padre Mario Sartori nos conta um pouco da bem-aventurada história de São João de Deus, um homem cuja vida foi marcada por aventuras, desafios e, por fim, uma missão de caridade e amor aos doentes.

Nascido em 1495, João viveu de maneira errante em sua juventude. Fugiu de casa ainda criança, trabalhou como pastor na Espanha e serviu como soldado em diferentes conflitos, primeiro contra a França e depois contra os turcos. No entanto, sua jornada espiritual começou a mudar drasticamente quando, aos 40 anos, sentiu um profundo remorso por sua vida até então e decidiu se dedicar ao resgate de escravos cristãos na África.

A transformação espiritual de João de Deus

De volta à Espanha, João passou a vender livros e imagens sacras a preços acessíveis, buscando fazer o bem, mas sua verdadeira conversão aconteceu ao ouvir um sermão de São João de Ávila, que tocou sua alma profundamente. Sua reação foi tão intensa que foi considerado louco e internado em um asilo onde, no entanto, começou a cuidar dos enfermos com devoção, enxergando na assistência aos doentes o propósito de sua vida.

Ao deixar o asilo, João começou a recolher pobres e desabrigados, ajudando-os com seu trabalho e a caridade de doações. Foi então que viveu uma das experiências místicas mais marcantes de sua vida: ao resgatar um moribundo da rua e lavar seus pés no hospital, João percebeu que as feridas em seus pés eram idênticas às chagas de Cristo. O homem então lhe disse:

“João, a mim fizeste. Tudo o que fizestes aos pobres em meu nome, a mim é quem deste esmola, a qual recebi em minha mão. A mim é que serviste. Meus são os pés que lavastes.”

A visão desapareceu, mas João de Deus compreendeu que assistir aos pobres e doentes era servir ao próprio Cristo.

O milagre no hospital e o fim de sua jornada terrena

Com o apoio do bispo local, João recebeu o nome de João de Deus e continuou sua obra de caridade. Em um dos episódios mais emblemáticos de sua vida, quando um incêndio atingiu seu hospital, foi visto correndo entre as chamas sem sofrer ferimentos, resgatando todos os enfermos.

Após dez anos dedicados ao serviço dos aflitos, sua vida se encerrou de maneira heroica. Ao tentar salvar um menino que se afogava no Rio Genil, João contraiu uma enfermidade e veio a falecer em 1550, aos 55 anos.

O legado de São João de Deus

São João de Deus foi canonizado pelo Papa Alexandre VIII e se tornou padroeiro dos hospitais e dos enfermeiros. Sua memória é celebrada todos os anos ao dia 8 de março, e sua obra deu origem à Ordem Hospitaleira de São João de Deus, que até hoje continua seu trabalho de assistência aos necessitados em diversas partes do mundo.

Sua vida é um testemunho de conversão, amor e dedicação ao próximo, lembrando-nos de que servir aos necessitados é, em última instância, servir ao próprio Deus.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *