Olavo de Carvalho fala sobre a timidez

Olavo de Carvalho fala a respeito da timidez, diferenciando-a da falta de amor ao próximo, uma observação clara e inteligente que pode resolver um problema que afeta as vidas de tantas pessoas promovendo uma abordagem menos centrada no próprio ego. Acesse aqui a descrição completa.


Classificação: 0 / 5. Votos: 0

Descrição

Neste vídeo, que parece ser um trecho de alguma de suas do seu Curso Online de Filosofia, Olavo de Carvalho (1947-2022) fala a respeito da timidez, diferenciando esta característica da falta de amor ao próximo, uma observação clara e inteligente que pode resolver um problema que afeta as vidas de tantas pessoas.

No trecho, Olavo aborda a questão da timidez e questiona se ela realmente precisa ser superada. Pelo que conseguimos absorver, uma das soluções passa pela abstração dos seus próprios interesses. O filósofo admite que nunca enfrentou esse problema pessoalmente, exceto em situações extremamente constrangedoras, e sugere que o desejo de vencer a timidez pode estar mais relacionado a um egoísmo do que a um verdadeiro problema pessoal.

Carvalho argumenta que a timidez muitas vezes é uma ilusão criada pela percepção do “eu” como o centro do mundo, enquanto os outros são vistos como forças inibidoras. Ele propõe que a verdadeira solução para a timidez é o amor ao próximo. Quando você vê os outros como “eus” igualmente importantes, a timidez perde seu poder, pois o medo do julgamento diminui.

Para ele, muitas técnicas de autoajuda para superar a timidez acabam apenas fortalecendo o egoísmo, transformando indivíduos tímidos em pessoas que agem de maneira agressiva ou inconveniente. Carvalho sugere que, ao invés de se concentrar na timidez como um problema pessoal, uma abordagem mais eficaz seria se dedicar ao bem-estar dos outros. Ao se interessar genuinamente pelos problemas das outras pessoas e oferecer apoio, a timidez tenderia a desaparecer.

Olavo recomenda um exercício: durante um mês, concentre-se em ser generoso, atencioso e bondoso com todos ao seu redor, independentemente de como você se sente ou da forma como é tratado. Esse ato de altruísmo pode ajudar a mudar sua perspectiva e reduzir a timidez, mostrando que a preocupação excessiva com si mesmo é o que alimenta o problema.

No final, o professor enfatiza que a timidez pode ser superada ao colocar os interesses dos outros em primeiro lugar e ao transformar a maneira como interagimos com o mundo, promovendo uma abordagem mais empática e menos centrada no próprio ego.

Este clipe foi providenciado pelo canal Notas e Reflexões, publicado originalmente a 12 de janeiro de 2014. Detalhe para o filósofo brasileiro fumando com piteira, parecendo a Pantera Cor-de Rosa.

Conteúdo relacionado

Mais informações

Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *