Viés em amostragem de pesquisa do Ibope divulgada explicaria Haddad com mais intenções de votos em São Paulo. Segundo os resultados divulgados na última terça-feira (23), o candidato petista aparece com 51% dos votos válidos contra 49% de Bolsonaro na capital do estado. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles estariam tecnicamente empatados.
O problema é que, como muitos assinalaram, isto tudo parece um contrassenso, pois Fernando Haddad reconhecidamente fez uma péssima administração em São Paulo, ganhando inclusive o título de pior prefeito do Brasil, quiçá do mundo.
Entretanto, ao examinar a pesquisa com mais minúcia, percebe-se que o Ibope não mentiu, mas selecionou uma amostra que comprovada e proporcionalmente votou mais no candidato do PT, portanto contaminada.
Candidato (1° turno) Votos válidos Votos totais Haddad (Amostra) 34,20% 27,00% Bolsonaro (Amostra) 30,00% 37,80% Haddad (Resultados TSE) 19,70% ~15,60% Bolsonaro (Resultados TSE) 44,58% ~56,17%
Em outras palavras, esta amostragem não refletiria o que realmente aconteceu (ignorou os resultados do TSE), o que teria causado uma distorção amostral enorme. De acordo com este raciocínio, se ele estiver correto, seria impossível mesmo essa pesquisa não ter, no mínimo, 10% de diferença contra o Bolsonaro.
Veja também
- PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS – A tabela em questão completa.
- Juiz que pretendia recolher urnas eletrônicas na véspera da eleição é afastado.
- Segundo Jair Bolsonaro, os problemas das urnas impediram sua vitória no 1º turno.
- Resultados da Operação Antifraude.
- Danilo Gentili entrevista professor da Unicamp que descobriu falhas na urna eletrônica.
- Nando Moura – Pesquisas e farsas.
Últimas atualizações em geral
Mais informações
- Visualizações: 94
- Categorias: Artigos
- Marcador(es): Eleições 2018, Urnas eletrônicas
- Publicado por: Equipe Direita Realista
Disclaimer: exceto quando explicitado na publicação, não temos nenhuma ligação com o conteúdo divulgado ou seu(s) criador(es). É também interessante notar que, apesar do nome do site, nem todo conteúdo publicado aqui pode ser rotulado como "de direita" ou de algo que o valha. Pode ser simplesmente algo interessante e/ou edificante que mereça ser arquivado ou pra realizar um simples registro histórico. Saiba mais sobre o Direita.TV aqui.